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  • Erica Borges para Ecommerce Brasil

B2B e-commerce: o novo normal para indústrias e varejistas



Os líderes de vendas precisam se adaptar, a nova realidade pós COVID-19. O mercado requer uma mudança rápida, porque o novo normal para indústria será o Ecommerce B2B.


A tendência de transformação digital já acontecia antes da pandemia, mas agora não é mais uma questão somente de transformar, e sim de acelerar. Porque como já dizia o autor da Teoria da Evolução, "Não é a mais forte das espécies que sobrevive, nem a mais inteligente, mas a que melhor responde às mudanças".


Temos 5 fatores que devemos priorizar neste momento:


  • A saúde e bem-estar de funcionários e clientes.

  • Reduzir gastos desnecessários, neste caso com viagens para compras, feiras e showroom off-line.

  • Digitalizar todos os processos da empresa, com automação através de ERP’s, Hubs, Meio de pagamento seguro, e etc.

  • Mudar a forma tradicional de comunicação, humanizando o digital e transformando seu time de vendas em verdadeiros representantes digitas da sua marca.

  • Utilizar uma plataforma robusta, com as parametrizações necessárias para as politicas comerciais do atacado, com tecnologia moderna e intuitiva.


É hora de investir em OPEX, delegue os processos de desenvolvimento e implementação do sistema para fornecedores com experiência. E ganhe tempo sem elevar os custos operacionais ao terceirizar o projeto de desenvolvimento de software, reduzindo assim as despesas com CAPEX e aumentando o ROI do sistema, mantendo o foco dos gestores na expansão e na evolução do negócio.

Reaja a crise com determinação, resiliência e planejamento estratégico com foco no negócio multicanal. E prepare a sua empresa para a retomada das vendas, seja esta no online ou off-line. É muito importante está atento ao mercado, e possíveis parcerias com outros canais de vendas como os diversos marketplaces com o perfil do seu produto.


Os tomadores de decisão devem responder às novas expectativas com otimismo, mas trabalhar nas inovações com urgência. Porque mesmo que 45% da população mundial acredite que a economia se recuperará em 3 meses, globalmente o ecommerce aumentou as vendas em 43%, e já cresceu 39% à mais em relação a março. (Fonte: emarketer, por Klaviyo)



Como fazer o seu Ecommerce B2B com sucesso


Ofereça um excelente atendimento, mas não basta oferecer aos clientes várias opções de autoatendimento. Porque as três coisas que os compradores mais valorizam são Agilidade, Transparência e Experiência. Se sua empresa consegue propiciar tudo isso, num bate papo ao vivo melhor ainda, para incentivar a lealdade do cliente.


Os fatores que mais frustram o comprador são 36% a duração do processo de compra, 34% a dificuldade de encontrar produtos e 33% de falhas técnicas de compra. Outras preocupações comuns são sites confusos, falta de informações sobre entrega e suporte técnico e dificuldade em configurar pagamentos.


Como engajar seus vendedores e representantes no digital


  • Proporcione treinamentos constantes e apresente soluções de ferramentas digitais para utilizarem nas conferências remotas.

  • Monitore a importância de manter o tom de voz que represente a empresa e seus valores, ou seja, a mesma linguagem em todos os canais e redes sociais.

  • Remunere por seus resultados de forma justa, pois o valor do relacionamento comercial destes profissionais precisa ser respeitado.


As interações pessoais deram lugar ao suporte de vendas e serviços por vídeo conferência, webinar, telefone, chat, redes sociais e outros meios. Neste mundo remoto e digital, no entanto, o papel humano no processo é fundamental.


Pontos muito importantes para serem considerados, antes de fechar com qualquer fornecedor, certifique se oferece a automação necessária para dar escala ao seu Ecommerce B2B.


Segue um check list para sua operação:


Plataforma e ERP


  • Configurar de politícas comerciais de atacado

  • Permitir recebimento de produtos por HUB com validação, para evitar erros de importação

  • Sincronizar estoque e preço em tempo real originados das principais plataformas e ERP's do varejo offline e online

  • Sincronizar pedidos e status de pedidos nas principais plataformas e ERP's do varejo offline e online

  • Disponibilizar diversos formatos de arquivos para facilitar o processo de importação e exportação de dados


Meio de Pagamento


  • Aceitar todas as bandeiras e métodos de pagamento

  • Esta integrado à CIP e em acordo com o BACEN

  • Ter split para gerenciar pagamentos 

  • Gestão de Risco e Antifraude

  • Compra por 1 clique 

  • Retentativa automática

  • Checkout Transparente

  • Pré-autorização de débito no cartão

  • Conciliação facilitada e Controle financeiro em uma interface intuitiva


Logística


  • Previsibilidade dos custos de frete

  • Maior eficiência e agilidade de expedição

  • Visibilidade em tempo real de todas as remessas

  • Automação da comunicação com operadoras


Comece logo este novo ciclo e reinvente a forma tradicional de comércio atacadista!



Erica Borges, Founder of THE1 Showroom and THE GOAL



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