B2B Ecommerce x Representante Comercial
- Erica Borges para Ecommerce Brasil
- 28 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de abr. de 2021

O novo normal digital, levanta um velho dilema, que não deveria mais existir.
Por trabalhar com tecnologia digital, eu estudo bastante sobre inteligência artificial. Porém na relação do B2B Ecommerce e Representantes Comerciais, existe um grande contrassenso.
Porque após uma trajetória de mais de 20 anos como gestora comercial, neste momento não acredito nesta modalidade comercial sem o valor humano de um bom vendedor. Por este motivo, a humanização através de comunicação remota permanecerá mantendo estes profissionais trabalhando como super vendedores e poderosos agentes de marketing.
Indústrias, o processo de digitalizar o atacado e preparar esses profissionais para esta nova realidade ocorre paralelamente. A primeira coisa a se pensar são nas pessoas, que são responsáveis por preciosos relacionamentos, que em muitos casos foram construídos em décadas de trabalho duro. Empodere seus representantes e vendedores, dando treinamentos intensos de como lidar com esta nova realidade remota. O mercado digital oferece muitas ferramentas de comunicação, gestão e vendas que podem ser facilmente inseridas neste dia-a-dia de trabalho. E principalmente, remunere-os de forma justa.
Representantes, estejam abertos para o novo normal B2B Ecommerce. Vocês são um dos profissionais mais importantes da indústria. No passado, vocês precisavam ir até o cliente para fazerem pedidos de reposição de estoque e ofertar novos produtos. Agora vocês tem num simples toque no celular, uma ferramentas de venda 24/7. Toda essa tecnologia tem um alto custo de OPEX para a indústria, então entrem num consenso de benefícios obtidos e remuneração justa.
Os benefícios para Indústria e Representantes são muitos:
Loja virtual com produtos em lançamento e promoções, para acessar de qualquer lugar.
Acesso privado somente para clientes pré aprovados.
Parametrização de limite geográfico, Prazo de entrega, Pronta Entrega, Pedidos Programados, Mínimo de compra, Mínimo por SKU, Máximo de Capacidade Produtiva por SKU, entre outras funcionalidades.
Aumento da capilaridade do seu negócio, alcançando áreas antes inatingíveis.
Poderoso uso de redes sociais, chats, vídeo conferências para interação e compartilhamento do seu catálogo. Gerando fidelização do cliente.
Meio de pagamento seguro e facilitado.
Maior agilidade e eficiência no atendimento, em tempo real.
Uso de ferramentas de BI, para recuperação de clientes inativos, como também para construção de réguas de relacionamento baseadas em dados e inteligência.
Relatórios em tempos reais, gerando maior controle dos processos.
Diminuir custos com viagens, feiras e salões de negócios que exigem alto investimento.
O mundo está mudando rapidamente, e vivemos um forte senso de economia colaborativa.
Que representa a consciência diante de problemas sociais como o que vivemos agora, e a nova forma de trabalharmos cooperando uns com os outros. E a tecnologia derruba os custos como um todo, incentiva a criação de parcerias, e gera experiências que incentivam a lealdade e relações de longo prazo.
“Um verdadeiro homem de negócios ou empreendedor não tem inimigos. Uma vez que ele compreende isso, o céu é o limite”
Jack Ma, Fundador e Presidente do Grupo Alibaba
Erica Borges, Founder of THE1 Showroom and THE GOAL
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